Controle seu Stress e sua Pressão Arterial

4 minutos para ler

noticia-2

O que é hipertensão?
Se a sua pressão fica acima de 140 por 90 mm Hg por muito tempo, provavelmente você é hipertenso. Para saber se você é hipertenso é preciso medir a pressão regularmente, pois não há outro modo de saber. Todo mundo deve medir a pressão pelo menos uma vez por ano, mas se você tem pessoas na família com pressão alta, é preciso medir a sua pressão com maior freqüência. A pessoa que não trata a pressão alta tem sete vezes mais chance de vir a ter um derrame cerebral do que a pessoa com a pressão normal.

Fatores de Risco
O que pode piorar a hipertensão é chamado de fator de risco. Existem vários, como por exemplo:
• Fumo;
• Bebida alcoólica;
• Excesso de sal;
• Obesidade;
• O modo de agir e sentir;
• Stress.

Sintomas
Algumas vezes, a pessoa sente dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido ou dor no peito. Se estiver sentindo esses sintomas, verifique sua pressão.

O que é stress?
Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais à situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar. Porem há meios de você aprender a lidar com o stress de modo que, mesmo nos piores momentos, você possa manter sua saúde. Um deles é entender o que é o stress e o que o causa.

O que causa stress?
Dificuldades do dia-a-dia, doenças, desemprego, brigas, acidentes e perdas importantes. Muitas mudanças na vida, mesmo que para melhor, quando ocorrem muito juntas no tempo podem ter um efeito somatório de produzir stress. Há também o que chamamos de fontes internas de stress que podem ter um efeito ainda maior no organismo, tais como os pensamentos, sentimentos e o nosso modo típico de reagir em certas situações.

Como controlar o stress?
Sugerimos atenção para quatro áreas da vida: alimentação, exercício físico, relaxamento e aspectos emocionais.

Alimentação anti-stress: Deve ser rica em legumes, verduras e frutas. Evite gordura, chocolate, café, refrigerantes e sal.

Exercício físico: Consulte o seu médico antes de começar a se exercitar. Sugerimos caminhadas de 30 minutos pelo menos três vezes por semana.

Relaxamento: Quando relaxamos, o nosso corpo e mente temos a chance de nos livrar das tensões acumuladas, de se prepar para novos desafios. Todo ser humano precisa de pelo menos meia hora por dia para relaxar e se desligar dos problemas. Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.

Estabilidade emocional: Tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. Se enfocar o que você sente e não o que ela fez de errado, ela não terá como magoá-lo ainda mais.

Ser competitivo demais, querer fazer tudo muito rápido e varias coisas ao mesmo tempo cria stress. Tente vivenciar a vida um pouco mais devagar, sentindo o prazer de cada atividade enquanto está envolvido nela.

Lembrete fundamental: O melhor modo de manter sua pressão sob controle é, alem de tomar os medicamentos receitados, ter uma boa qualidade de vida. Para tanto é necessário se ter bons hábitos de vida no dia-a-dia.

Fonte: http://www.estresse.com.br/publicacoes/controle-o-seu-stress-e-a-sua-pressao-arterial
INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CONTROLE DO STRESS
(Publicação Dra Marilda Lipp – Fundadora do IPCS).

Clique aqui e saiba mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário