Icterícia no recém nascido: o que é e como tratar?

3 minutos para ler

Icterícia neonatal é uma alteração causada pelo aumento de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo nosso organismo. Quando as células vermelhas se rompem, em um processo fisiológico, ocorre a liberação dessa substância, que vai direto para o fígado. Em seguida, ela é metabolizada e descartada por meio da urina. Como as funções hepáticas da criança ainda não estão maduras o suficiente, pode haver uma deficiência nesse mecanismo, a bilirrubina fica concentrada na corrente sanguínea. Com isso, os olhos e pele do bebê ficam amarelos.

QUANDO SURGE?

Pode aparecer nas primeiras horas de vida ou alguns dias após o nascimento.

COMO TRATAR?

O bebê deve ser avaliado por um médico diariamente até a normalização dos níveis de bilirrubina. A fototerapia, conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado quando a icterícia não regride espontaneamente.  Essa prática expõe a criança à luz emitida por lâmpadas específicas, que atingem diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Esse procedimento é realizado durante um ou dois dias, mas a frequência e a intensidade devem ser avaliadas pelo médico em cada caso. A rotina de amamentação e de demais cuidados segue a mesma.

QUANDO O BEBÊ TEM ALTA?

É recomendada a permanência do bebê no hospital por um período de 48 a 72 horas em observação médica. Essa doença fisiológica costuma se estender de sete a dez dias e regredir naturalmente. Porém, em alguns casos é necessário permanecer no hospital por todo esse tempo até ficar tudo bem. Há também a possibilidade de o quadro se prolongar, caso não seja bem tratado.

FIQUE CALMA!

A icterícia em recém-nascido é um problema comum, mas quando diagnosticada e tratada a tempo, pode ser controlada e não deixa sequelas.

É importante lembrar que o leite materno é essencial para que o bebê se recupere mais rápido. O leite da mãe transmite defesas, protege contra infeções e outras doenças, contribui para a formação do sistema imunológico da criança e tem um efeito protetor a longo prazo.

Não esqueça que após o nascimento, o seu bebê deve receber o acompanhamento de um pediatra para que o seu crescimento seja tranquilo e saudável. A CLINIPAE conta com excelentes profissionais de pediatria, que tal marcar uma consulta agora mesmo?

Clique aqui e saiba mais!

Posts relacionados

Deixe um comentário