O que é candidíase?

2 minutos para ler

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo cândida que acomete mulheres e homens. Esse fungo é mais conhecido por afetar os órgãos genitais femininos, mas pode aparecer em outras regiões como: órgãos genitais masculinos, pele, unhas, garganta, boca e corrente sanguínea.

Essa infecção não é considerada uma doença sexualmente transmissível, pois mesmo pessoas que nunca tiveram relação sexual podem ter candidíase. Isso acontece decorrente de um desequilíbrio no pH, aumentando a proliferação do fungo. Entretanto, em pessoas que estão com uma fauna genital e sistema imunológico prejudicados, podem pegar candidíase do parceiro(a) através do sexo.

CAUSAS

A região vaginal é um ambiente propício para a proliferação do fungo, pois é um local escuro, úmido e abafado. Normalmente, a candidíase ocorre devido a uso de antibióticos (quando muito fortes podem matar as bactérias saudáveis da vagina, ocorrendo o desequilíbrio), aumento dos níveis de estrogênio, diabetes, queda da imunidade, má higiene, gravidez, HPV e alergias.

SINTOMAS EM MULHERES

– Vermelhidão;

– Coceira na vagina e no canal vaginal;

– Corrimento branco com pedaços de secreção;

– Ardor local e para urinar;

– Dor durante as relações sexuais.

SINTOMAS EM HOMENS

– Manchas vermelhas no pênis;

– Coceira;

– Edema leve;

– Lesões em forma de pontos;

– Distúrbios gastro-intestinais, respiratórios e outros problemas dermatológicos podem aparecer em casos graves.

TRATAMENTO

Primeiro, é preciso identificar as causas da candidíase e assim combate-las conforme orientação médica. Normalmente, são prescritos medicamentos e pomada antifúngica de uso local.

Siga fielmente as orientações médicas para tratar a doença e para evitar que retorne. Lembre-se de sempre buscar ajuda médica e nunca se automedique!

Clique aqui e saiba mais!

 

Posts relacionados

Um comentário em “O que é candidíase?

Deixe um comentário