Cabelos saudáveis: como cuidar dos fios de maneira prática

3 minutos para ler

A correria do dia a dia é tanta que muitas vezes só fazemos o básico nos cabelos lavando com shampoo e condicionador. É nesses períodos que os cabelos começam a ficar carentes de maiores cuidados.

Atualmente existem vários produtos de qualidade com preços acessíveis para que possamos cuidar das madeixas em casa e pagando pouco. A internet também possibilita a busca por dicas e indicações que podem fazer a diferença.

Além de produtos, é preciso ter cuidados como pentear, prender e secar de forma a não danificar os fios. Veja abaixo nossas dicas de hoje!

IDENTIFICAR SEU TIPO DE CABELO

O primeiro passo é identificar o seu tipo de cabelo para que seja possível buscar produtos específicos para o mesmo.

Cabelo Normal: quando os fios são saudáveis e apresentam poucos problemas da raiz até as pontas. Não possui oleosidade excessiva ou ressecamento. São macios e brilhosos.

Cabelo Oleoso: quando ocorre produção excessiva de sebo no couro cabeludo. No dia seguinte da lavagem o cabelo já fica com aspecto de uso, peso e oleoso.

Cabelo Seco: quando os fios são opacos, sem brilho, quebradiços e ressecados.

Cabelo Misto: quando acontece uma mistura de oleosidade e ressecamento. A raiz permanece oleosa e as pontas ressecadas com pontas duplas.

HORA DE LAVAR OS CABELOS

Sempre é indicado dar preferencia para lavar os cabelos com água gelada, pois a agua morna/quente retira a camada protetora do cabelo. Também é bom pentear os fios antes da lavagem para ativar a circulação de sangue.

Lavar todos os dias não é recomendado, pois tira o óleo com do cabelo e resulta em ressecamento dos fios. Procure lava-los até 3x por semana ou pelo menos um dia sim e outro não. Se possível, use produtos sem parabenos e sulfatos.

SECANDO OS CABELOS

Existem técnicas de secar o cabelo com toalha de forma a não danificá-los, como por exemplo, amassando os fios que resulta em quebra dos fios.

Se for utilizar secador, busque usar protetor térmico para protegê-los. É importante evitar o contato do ar seco por mais de 5 segundos em uma só mecha. Outra dica é evitar o uso de secador e chapinha.

CRONOGRAMA CAPILAR

Se você deseja dar uma turbinada nas madeixas, baixe o aplicativo “Meu cronograma capilar”. Nele, você faz um teste de fio, identifica seu tipo de cabelo, preenche algumas informações e no final você recebe um cronograma capilar com os dias e o tipo de tratamento para cada dia, como hidratação, nutrição ou reconstrução. É uma boa pedida para se organizar e montar seu planejamento online.

ALIMENTAÇÃO

Se alimentar bem é essencial para tudo nessa vida. Beba bastante água diariamente e consuma legumes, frutas e verduras. Evite gorduras e frituras.

CORTE REGULARMENTE

Não é clichê! Cortar as pontas do cabelo é essencial para fortalecer o crescimento e retirar as pontas duplas e ressecadas. Corte a cada 6 meses.

DICAS DE PRODUTOS BONS E BARATOS

A marca Skalla já é conheci pelas pessoas que estão fazendo transição capilar, pois os cremes são mais e conta e dão um bom resultado. Agora, estão sendo aderidos por todos que querem dar um up no visual. Os cremes de massagem custam em média R$12,00.

Se você deseja começar a fazer o cronograma capilar. Confira os cremes específicos na tabela.

skala cronograma capilar

Clique aqui e saiba mais!

Posts relacionados

Um comentário em “Cabelos saudáveis: como cuidar dos fios de maneira prática

Deixe um comentário