Dia Nacional da Saúde: quais exames devo fazer anualmente?

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No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Essa data foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de manter o bom estado de saúde de toda população, orientando e conscientizando-os sobre os cuidados com sua saúde, pois era uma grande preocupação da época que continua sendo até hoje.

Nesse dia, é importante lembrar-se das coisas simples que podemos fazer para nos cuidar, como manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Também é o momento para realizar os exames mais complexos ao menos 1 vez ao ano através de uma consulta com um médico clinico geral.

Muitas vezes só descobrimos alguma doença quando já está em estado avançado, pois não temos o costume de fazer um check-up anual para prevenção, principalmente a população masculina. Por isso, os exames laboratoriais são tão importantes em nossa vida, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura pelo tratamento indicado pelo médico.

Quais exames devo fazer?

EXAMES DE ROTINA POR FAIXA ETÁRIA

 De 0 a 20 anos

Teste do pezinho (triagem neonatal);

Teste do pezinho ampliado (triagem hereditária e metabólica);

Audiometria (triagem auditiva);

Hemograma completo e colesterol;

DSTs (doenças sexualmente transmissíveis): exames que indicam a presença de vírus da herpes, Aids, HPV e sífilis. São indicados pelo pediatra para adolescentes que possuem vida sexual ativa e que apresentam comportamento de risco;

Os exames laboratoriais são recomendados pelo médico pediatra em casos realmente necessários após avaliação e acompanhamento médico.

Para grávidas

Hemograma completo;

Glicemia para detectar diabetes;

Urina tipo 1 para detectar infecções urinárias e doenças renais ocultas;

VDRL para detectar a presença de sífilis (DST que pode ocasionar problemas para a saúde do bebê);

Tipo sanguíneo (Em caso de RH negativo, é necessário acompanhamento médico diferenciado);

HIV e Aids;

Sorológicos para detectar rubéola, toxoplasmose e hepatites B e C.

De 21 a 65 anos (mulheres)

Hemograma completo;

Papanicolau (preventivo);

Ultrassom transvaginal;

 Mamografia;

Densitometria óssea (acima dos 60).

De 21 a 65 anos  (homens e mulheres)

hemograma completo;

Sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo;

Ureia e creatinina;

Ferro e Ferritina;

T4 Livre e TSH (Tireóide);

Urina Tipo 1 (EAS);

TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) detectam disfunções no fígado;

Ácido úrico;

Colesterol total e frações;

Triglicérides;

Glicemia de jejum;

Glicemia pós-prandial;

Sorologia;

 Proteína C Reativa (PCR);

Homocisteína;

Teste ergométrico (ou de esforço);

Exame da próstata;

Exame de fezes.

Acima de 65 anos

Hemograma completo;

Perfil lipídico;

Glicemia em jejum;

Ureia e creatinina;

Transaminases:;

TSH;

Albumina;

PSA;

25-hidroxi-vitamina D;

Densitometria óssea;

Mamografia;

Exames ginecológicos;

Exame de próstata;

Colonoscopia;

Eletrocardiograma;

Teste de esforço;

Radiografia de tórax;

O QUE FAZER PARA CUIDAR DA SAÚDE?

Dormir bem

Com a rotina pesada durante a semana, fica difícil dormir mais de 8 horas por noite. Para suprir essas horas de sono a mais, é interessante investir em um bom colchão e travesseiro (se possível ortopédico) para que seu corpo possa relaxar nas horas de sono da melhor forma.

Alimentação

Esteja aberto a inserir legumes e verduras em suas refeições. Deixe de lado a gordura, fritura e prefira assados. E não se esqueça de diminuir o sal! Para sobremesa, opte por frutas sempre que possível. E lembre-se de beber bastante água!

Exercícios físicos

Vale tirar 1 hora do seu dia para alongar e exercitar seu corpo, e assim, evitar dores musculares. É possível praticar exercícios simples que duram 15/30 segundos cada um, e claro, com a ajuda de um profissional da área.

Respire bem tranquilamente enquanto fizer os exercícios. Um ato tão simples, mas que faz total diferença.

Mente sã

O estresse é um grande vilão na manifestação de doenças. Tente lidar com as pressões do dia a dia, não tente abraçar o mundo, apenas seja responsável pelo que você consegue fazer.

A mente e o corpo estão ligados e se sua mente vai mal, seu corpo também fica mal. Faça um equilíbrio para se manter estável.

Leia também o texto relacionado: “Qual é a importância do check-up anual?”

Fonte: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=5&idnot=5526

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