Tudo sobre coletor menstrual

4 minutos para ler

O coletor menstrual é um copinho de silicone maleável, pequeno e hipoalérgico utilizado como alternativa de deixar o absorvente de lado. Além de ser reutilizável, o coletor é antialérgico, evita o acumulo de lixo dos absorventes descartáveis e pode durar até 10 anos.

coletor-menstrual-saude-mulher

Apesar de ser algo novo, a história do coletor menstrual começou há muitos anos. De acordo com uma publicação no site As Minas na História, em 1867 um americano anônimo de Chicago, inventou o copo menstrual abaixo da imagem a seguir.

  mc_1867 cm_1867img

O copo menstrual foi desenhado como se ficasse preso a um fio ligado a um cinto. Não foi comprovado se a invenção foi fabricada.

Já em 1937, a americana Leona Chalmers criou e patenteou o primeiro coletor menstrual feito de borracha. Porém, com a Segunda Guerra Mundial a produção de borracha ficou escasso e o coletor não permaneceu no mercado.

BENEFÍCIOS DE UTILIZAR O COLETOR MENSTRUAL

O copinho já caiu no gosto do público feminino que deixou o tabu de lado e foi ser feliz! As vantagens do coletor menstrual muda a vida de quem o utiliza. São eles:

– Economia:

Imagine que você pague em média 10 reais no pacote de absorventes e que às vezes precisa até de dois pacotes. Agora imagine esse valor por 1 ano, 10 anos e todos os períodos menstruais desde o primeiro ciclo até o ultimo. Muito dinheiro né?

O coletor menstrual quando cuidado da maneira correta, pode durar até 10 anos e você pode utilizar o dinheiro do absorvente descartável com outras coisas.

– Redução de lixo:

Lixo nunca é bom, ainda mais quando o descarte de lixos não são feitos corretamente. Uma mulher usa em média de 3 a 4 absorventes por dia durante 5 dias. Olha a quantidade de lixo no planeta tendo em vista toda a população feminina no mundo todo.

O coletor é feito de silicone que deve ser esterilizado com água quente em um panela u copo especifico para reutilizar nos outros ciclos. Em 10 anos, você poderá usar apenas um coletor e ajudar o meio-ambiente.

100-perguntas-respostas-coletor-menstrual-5

– Sem alergia e sem mau cheiro:

O sangue da menstruação não tem cheiro algum. O que causa o mau odor é o contato do sangue com o oxigênio assim que sai do corpo para o absorvente de algodão. Com o coletor, o sangue fica armazenado no copinho até o momento do descarte do sangue, ou seja, você não fica com mau cheiro em momento algum.

Outro incomodo constante para as mulheres é a alergia que o absorvente pode causar. Por ficar muito abafado e em contato constante com o sangue, a pele sensível da região pode apresentar alergias e causar um incomodo insuportável. Usando o coletor que fica internamente, a mulher pode viver esses dias tranquilamente sem abafar o local e com a liberdade de usar biquíni tranquilamente.

– Nadar e praticar esportes:

Com o coletor, você pode ir à praia, cachoeira ou piscina  e praticar esportes sem se preocupar em estar naqueles dias. O coletor traz a liberdade do movimento e a praticidade em seu uso. Dependendo do fluxo sanguíneo, o coletor pode permanecer no local por até 12 horas.

– Absorvente Interno:

Para as mulheres que utilizam o coletor, o relato é o mesmo: é muito melhor e diferente do absorvente interno. Os tipos OB incham assim que entram em contato com o sangue, podendo causar um grande desconforto para quem utiliza por ser um material rígido.

O coletor menstrual é feito de silicone que se adapta ao formato do canal vaginal, proporcionando bem estar e conforto.

c0kmu8t4zb8dod3ixm73rsuhuanatomia-feminina-comparao-copo-menstrual-misscup-e-absorvente-interno

COMO COLOCAR O COLETOR MENSTRUAL

Até você se acostumar, vai ser preciso encontrar a sua própria forma de dobrar e introduzir o coletor, da mesma forma para retirá-lo. Encontre a melhor dobra para você.

include_imagens_send

dobras-coletor-menstrual

Assista ao vídeo abaixo para saber como coloca-lo:

TIPOS DE COLETOR

COMO ESCOLHER O COLETOR IDEAL PARA VOCÊ

Na hora de comprar o seu coletor menstrual, é preciso saber algumas coisas, como: idade, gravidez, altura do coleto do útero, fluxo menstrual e finalidade (rotina normal/praticar esportes).

coletor-menstrual-03

Assista ao vídeo e saiba mais sobre como escolher o seu copinho:

Pesquise os modelos, tamanhos e fabricantes de acordo com o seu jeitinho para ter uma experiência incrível!

Dê adeus ao absorvente e agarre o seu copinho!

LEIA TAMBÉM:  O que é candidíase?

Clique aqui e saiba mais!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário