Aromaterapia e os óleos essenciais

7 minutos para ler

A aromaterapia é uma forma de tratamento que visa a cura mental e física através dos aromas dos óleos essenciais. Essa é uma prática terapeuta utilizada há centenas de anos atuando com as propriedades curativas dos óleos 100% puros para restabelecer o equilíbrio e harmonia pessoal.

Os benefícios dos óleos essenciais podem ser recebidos através de massagens, águas  de banho, inalação, argilas, cosméticos, etc. Para a maioria das pessoas, o tratamento é prazeroso, agradável e relaxante. Para cada óleo essencial há uma sensação diferente para o paciente de acordo com as propriedades do mesmo.

QUEM PODE UTILIZAR?

Pessoas de todas as idades podem utilizar os óleos essenciais, com exceção de alguns óleos vasodilatadores para pessoas hipertensas. É recomendado consultar um aromaterapeuta para saber as contraindicações dos óleos essenciais que deseja utilizar.

OS ÓLEOS ESSENCIAIS MAIS UTILIZADOS

Alecrim:
Estimulante da circulação. Revigorante, diurético. Esquecimento e cansaço. Não usar na gravidez, nem em hipertensos ou epilépticos.

Bergamota:
Antidepressivo e anti-infeccioso. Insônia, ansiedade, candidíase, falta ou excesso de apetite. Não se expor ao sol por 12h após aplicação na pele.

Camomila Romana:
Anti-inflamatório e analgésico. Dores musculares, dor de ouvido, cólicas e juntas inflamadas. Tratamento de peles sensíveis.

Capim Limão:
Revigorante, analgésico. Cansaço, nervoso, ansiedade e depressão. Aumenta a concentração. Relaxa crianças agitadas.

Cedro Atlas:
Estimulante linfático e diurético. Adstringente suave e tônico. Cicatriza pele com acne. Confortante. Usar em baixa concentração.

Cipreste:
Estimulante da circulação, cicatrizante, antitranspirante. Adstringente para peles oleosas. Ativa a concentração.

Citronela:
Estimulante mental e da criatividade. Repele insetos.

Copaíba:
Anti-inflamatório, expectorante, anti-infeccioso. Caspa, desordens da pele, úlceras estomacais, bronquite, dor de garganta, vermes.

Cravo:
Expectorante, Fungicida, antisséptico, analgésico, digestivo, afrodisíaco. Reumatismo, micose. Misture com tangerina no ambiente!

Eucalipto Citriodora:
Dores reumáticas. Tônico geral. Descongestiona vias respiratórias. Antisséptico, bactericida. Repele insetos.

Eucalipto Glóbulus:
Expectorante e descongestionante, combate sinusite, catarro e dor de garganta. Febre e dor muscular. Cansaço mental. Limpa o ambiente e renova a energia.

Eucalipto Staigeriana:
Relaxante dos nervos, expectorante, revigorante. Dores musculares. Aroma suave e cítrico. Limpa o ambiente.

Funcho (Erva Doce) :
Diurético e digestivo. Elimina toxinas. TPM e menopausa. Drenagem linfática. Usar bem diluído.

Gengibre:
Antispasmódico, anti-inflamatório, digestivo, aquecedor, afrodisíaco. Dores musculares, reumatismo, frigidez, náusea, depressão, frio.

Gerânio:
Tem ação diurética. Equilibra o sebo de pele. Anti-idade. Antidepressivo. Alivia a TPM, ansiedade e o cansaço nervoso.

Grapefruit:
Estimulante linfático, anti-celulítico, aperitivo, digestivo, antidepressivo, revigorante. Inapetência, estresse, nervoso. Harmonizante.

Hortelã Pimenta:
Expectorante e refrescante. Estimula o cérebro e clareia o pensamento. Alivia a febre, dor de cabeça e náusea. É depurativo e tônico digestivo. Cólicas, tosse sufocante e azia.

Jasmim:
Afrodisíaco sensual. Revigora e acalma os nervos. Regenerador celular para peles secas, sensíveis ou maduras. Relaxa, sem sedar.

Junípero:
Diurético, anti-reumático, anti-celulítico, expectorante. Infecções urinárias, gota, artrose. Purificador emocional.

Laranja Azeda:
Revigora. Alivia a ansiedade. Combate a insônia e a prisão de ventre. Auxilia na eliminação das toxinas. Não se expor ao sol por 12h após aplicação na pele.

Laranja Doce:
Alivia a ansiedade e a depressão. Ajuda a desfazer as gorduras localizadas e a celulite. Alegra em aroma ambiental. Não se expor ao sol por 12h após aplicação na pele.

Lavanda:
Equilibra o físico, mental e emocional. Anti-estresse, insônia. Desintoxica. Cicatrizante e regenerador dos tecidos. Queimaduras, cortes e acnes. Picada de insetos e feridas.

Lavandim:
Sub-espécie da Lavanda com maior concentração de cânfora. Suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante.

Limão:
Ativa a concentração. Alivia o cansaço mental. Antidepressivo. Diurético e tônico geral. Imunoestimulante e antivirótico. Não se expor ao sol por 12h após aplicação na pele.

Litsea Cubeba:

Refrescante, revigorante e antidepressivo. Massagem para celulite. Depressão, estresse, cansaço e tensão nervosa.

Manjericão:
Antispasmódico, diurético, expectorante, tônico, calmante. Dor de garganta, má-digestão, prisão de ventre, cólica, ansiedade, insônia.

Manjerona:
Analgésico e anti-infeccioso. Artrite, enxaqueca, dor muscular, reumatismo. Pressão arterial alta. Bronquite. Afrodisíaca.

Olíbano:
Regenerador físico e energético. Revitalizante. Melhora a respiração, cicatrizante. Rejuvenescedor. Excelente para a meditação.

Palmarosa:
Anti-infeccioso, tônico geral, regenerador celular. Hidratante e adstringente. Estresse e tensão. Use bem diluído.

Patchouly:
Estimulante sensual e afrodisíaco. Anti-inflamatório e antisséptico. Fungicida e regenerador celular. Tônico emocional.

Petitgrain:
Manifesta alegria e criatividade. Atua nos casos de má digestão. Fresco, cítrico e levemente amadeirado. Gera um clima florestal, de liberdade e bem-estar.

Rosa:
“Poderoso” antidepressivo. Depurativo, regulador. Adstringente. Peles ressecadas, sensíveis ou envelhecidas. Afrodisíaco. Tônico dos sistemas circulatório, digestivo e nervoso. Falta de auto-estima.

Sálvia Esclaréia:
Relaxa o físico e o mental. Alivia o estresse e a tensão. Adstringente para pele oleosa e com acne. Alivia os sintomas da menopausa e TPM. Evitar na gravidez

Sândalo:

Afrodisíaco sensual, balsâmico e sedativo. Antisséptico, recuperação pós-parto, diarreia e gripe. Repelente de insetos. Meditação.

Tangerina:
Tônico estimulante do fígado e estômago. Antidepressivo. Esgotamento. Irritabilidade e tensão nervosa. Estrias.

Tea Tree:

Poderoso imunoestimulante. Bactericida, fungicida e antivirótico. Micose e sarnas. Cicatrizante para cortes profundos. Acne, picada de insetos, dor de garganta, bronquite, infecções.

Vetiver:
Tônico circulatório. Relaxante na tensão e estresse. Alivia dores musculares, varizes e cansaço nas pernas. Ideal para pessoas aéreas.

Ylang Ylang:

Antidepressivo, afrodisíaco. Tensão, ansiedade e irritabilidade. Diminui o ritmo cardíaco e respiratório. Raiva, frigidez e estresse.

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS NO AMBIENTE

Utilize um difusor/aromatizador de ambiente elétrico para exalar o aroma dos óleos.

Para a insônia:

Coloque 6 gotas de óleo essencial de laranja, completando o restante com água.

Para gripe:

Coloque 5 gotas dos óleos essenciais de tomilho, tea tree e laranja.

Para relaxamento:

Coloque 5 gotas de óleo essencial de tangerina, cobrindo o restante com água.

Para acalmar:

Coloque 5 gostas de lavanda.

Para ansiedade:

Coloque 5 gotas do óleo de preferencia (bergamota, cedro, cipreste, gerânio, lavanda, patchouli).

Para namorar:

Coloque 5 gostas de ylang ylang (afrodisíaco).

COMO UTILIZAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS PARA MASSAGEM

Para ansiedade:

60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de cedro + 10 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de tangerina.

Apatia:

60ml de óleo vegetal + 25 gotas de óleo essencial de alecrim + 5 gotas de óleo essencial de patchouli.

Melancolia:

60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.

Irritabilidade:

60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de cipreste.

Fadiga mental:

60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta + 15 gotas de óleo essencial de lavanda + 5 gotas de óleo essencial de alecrim.

LEIA TAMBÉM: Os incríveis benefícios do Óleo de coco

Clique aqui e saiba mais!

Fontes: http://www.bioessencia.com.br/produtos-bioessencia/oleos-essenciais/

https://www.wemystic.com.br/artigos/receitas-de-aromaterapia-com-uso-de-oleos-essenciais/

Posts relacionados

Um comentário em “Aromaterapia e os óleos essenciais

Deixe um comentário