10 benefícios da caminhada para você começar hoje mesmo

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Caminhar é uma excelente atitude para quem busca melhorar a saúde e a qualidade de vida. Muitos são os benefícios da caminhada para o bem-estar de cada um. A seguir, listamos alguns. Veja:

1. Melhora a circulação sanguínea

Recentes estudos comprovaram que caminhar contribui para reduzir a pressão arterial durante, pelo menos, 24 horas após a conclusão do exercício físico. Isso ocorre porque durante o exercício, o fluxo sanguíneo aumenta, fazendo com que as artérias se expandam.

2. Torna a respiração mais eficiente

Ao caminhar, você beneficia seus pulmões, fazendo com que eles passem a funcionar com mais eficiência e menos impurezas, como poeiras e catarro, por exemplo. Isso ocorre porque a caminhada força a troca de substâncias gasosas, limpando assim o pulmão.

3. Combate doenças ósseas

Caminhar faz com que o seu corpo entre em movimento, incluindo os ossos, de maneira a fazer com que estes recebam estímulos elétricos, chamados de piezelétrico. Tal estímulo facilita a absorção de determinadas vitaminas, como é o caso do cálcio.

4. Combate à depressão

Por se tratar de uma atividade prazerosa, gera bem-estar físico e psicológico, afastando os sintomas da depressão, como preocupação excessiva e sonolência, por exemplo.

5. Melhora a sensação de bem-estar

Pelo mesmo motivo anterior, aumenta a sensação de bem-estar, uma vez que não apenas estimula o hormônio de prazer, mas pode fazer com que você desenvolva relações amigáveis com outras pessoas que também correm.

6. Torna o cérebro mais saudável

Caminhar traz benefício não apenas para a saúde física, como os ossos, por exemplo, mas também para a memória. Tal prática retarda o envelhecimento, beneficiando, portanto, a saúde do cérebro.

7. Dissipa o estresse

Para um dia de trabalho estressado, o melhor a se fazer é caminhar, pois, como destacamos, se trata de uma atividade que estimula a produção do hormônio do prazer, dissipando assim o estresse.

Com menos estresse, você pode ter uma melhor qualidade de vida.

8. Reduz a fadiga ou sonolência

Caminhar também reduz a fadiga, fazendo com que tenha maior disposição para desenvolver as operações em seu dia a dia, como para trabalhar ou estudar, por exemplo.

9. Ajuda a emagrecer, eliminando calorias

Também podemos dizer que caminhar contribui para que emagreça, se for o caso, uma vez que é um exercício que elimina calorias. Quando isso ocorre, você atinge mais rapidamente o seu objetivo de alcançar um corpo saudável.

10. Melhora a autoestima

Uma coisa leva a outra. Emagrecendo, você pode alcançar seus objetivos estéticos e, assim, melhorar sua autoestima. Esse é mais um dos benefícios da caminhada.

Como vimos, muitos são os benefícios da caminhada. Uma dica que damos para quem deseja caminhar é aumentar gradativamente o percurso, para que assim se desafie e alcance seus objetivos.

Além disso, é importante também procurar um cardiologista para fazer um teste ergométrico. Trata-se de um exame que pode lhe ajudar a identificar doenças cardíacas. Com base nessa informação, você pode planejar sua caminhada com segurança e eficiência.

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